top of page

Esse princípio se refere a uma aceleração progressiva quando o movimento começa em uma desaceleração também progressiva acontece até ele parar.

Exemplo:

Aceleração e desaceleração

Animatic

Animatic é um esboço simples da animação feita em vídeo, contendo as cenas, sons e falas para determinar o tempo de duração.

Exemplo:

Animação

Animação é basicamente a exibição de imagens seguindo uma sequência em função do tempo. Esse processo está presente em praticamente todas as modalidades de animações produzidas até hoje. Do stop motion à animação 3D.

Exemplo:

Animação por quadros chave

No processo de quadros-chave, o animador cria os desenhos principais do movimento do personagem, e depois cria os “intervalos”, desenhos intermediários que complementam o movimento definido pelos quadros-chave.

Exemplo:

Animação quadro a quadro

Na animação quadro-a-quadro, ele começa animando pelo primeiro frame, depois coloca outra folha de papel por cima da primeira, e desenha o segundo frame, usando a mesa de luz para ver o frame anterior como referência, e assim sucessivamente.

Exemplo:

Antecipação

É a preparação para a ação.

Exemplo:

Apelo

Um design atraente sempre é fundamental em qualquer personagem. Significa um design que as pessoas gostam de ver, um design com charme, simplicidade, comunicação e magnetismo. Qualquer personagem deve ter um design atraente,seja o herói ou vilão, caso contrário ninguém vai querer assistir ao que ele está fazendo.

Exemplo:

Ação secundária

Existe sempre um movimento de segundo plano gerado pelo movimento principal. Uma pessoa, mesmo parada, produz vários pequenos movimentos que indiretamente provocam outros movimentos, o balançar do cabelo, das roupas, o respirar, piscar, são exemplos de movimentos secundários.

Exemplo:

Cenas

Remete ao cenário e ao acontecimento de determinado momento contextualizando a narrativa.

Exemplo:

Clímax

Ponto culminante da ação dramática.

Exemplo:

Comprimir e esticar

É um princípio fundamental da animação, que define o quão rígido ou o quão flexível são os objetos.

Exemplo:

Continuidade e sobreposição de ações

Este princípio se refere à seguinte Lei de Newton: todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

Por exemplo, elementos como orelhas grandes, cauda ou casaco, continuam a se mover mesmo após a figura ter parado. O movimento de cada elemento terá um tempo diferente de acordo com seu peso e características.

Exemplo:

Corte

Mudança brusca de cena, sem a aplicação de efeitos de transição.

Exemplo:

Exagero

Quando se fala em exagero em animação devemos pensar em uma caricatura do real, um exagero da realidade para que se consiga uma melhor comunicação visual.

Exemplo:

Synfig Studio

Synfig Studio é um software de animação 2D livre e de código aberto, projetado como uma poderosa solução para criar animação de qualidade cinematográfica usando trabalho artístico em vetor e mapa de bits. Ele elimina a necessidade de criar animação quadro a quadro, permitindo produzir animação 2D de alta qualidade com poucas pessoas e recursos. Synfig Studio está disponível para Windows, Linux e MacOS X.

Exemplo:

Fade In

É um efeito de câmera que trabalha com o aparecimento gradual da imagem, a imagem entra a partir de um fundo branco ou do preto.

Exemplo:

Fade Out

É um efeito de câmera que trabalha com o desaparecimento gradual da imagem, podendo ser fade out para branco ou para preto.

Exemplo:

Flash

Adobe Flash Player é um software da adobe para criar animações e conteúdo para WEB. Desenhos, animações e interfaces de usuário de aplicativos são implantados imediatamente em todos os navegadores e plataformas.

Exemplo:

Fusão

Transição entre duas imagens em que uma desaparece enquanto outra surge.

Exemplo:

Grande Plano Geral

Um grande plano geral mostra o contexto, a paisagem. É geralmente usado para situar o observador e envolvê-lo no ambiente.

Exemplo:

Movimento em arco

Os movimentos naturais tendem a formar arcos. Os arcos transmitem a ideia de movimentos orgânicos aos objetos, ao passo que os movimentos que seguem uma reta dão a sensação de movimentos mecânicos.

Exemplo:

Plano Americano

O plano americano mostra o personagem do joelho para cima e é bastante usado em cenas de ação.

Exemplo:

Plano Geral

O Plano geral mostra todo o personagem enfatizando sua posição e movimentação no espaço.

Exemplo:

Plano Médio

O plano médio, mostra o personagem do quadril para cima, já é mais expressivo, enfatizando a reação do personagem.

Exemplo:

Quadro chave

Posições principais de uma ação que geralmente são feitas pelo animador.

Exemplo:

Renderizar

Renderizar é o ato de compilar e obter o produto final de um processamento digital

Exemplo:

Representação (Staging)

Este princípio está baseado em apresentar uma ação de forma que fique claro visualmente para o espectador. Uma ação tem bom "staging" quando a expressão é bem vista, o movimento é claro e visível.

Exemplo:

Roteiro

Forma escrita completa de qualquer espetáculo audiovisual. Contendo nele descrições das cenas, diálogos, ângulos da câmera e os planos.

Exemplo:

Sequências

Os filmes e animações são normalmente divididos em SEQUÊNCIAS, partes principais da história. A sequência abrange o conjunto de cenas com mesmo cenário ou mesma ação.

Exemplo:

Stop-motion

O stop-motion é uma técnica de animação em que se fotografa objetos ou bonecos do mundo real. Estes são posicionados e fotografados e a seguir são movimentados (ou manuseados) um pouquinho e fotografados novamente, muda-se mais um pouquinho a posição e se fotografa novamente e assim sequencialmente, numa quantidade de aproximadamente 24 fotos por segundo.

Exemplo:

Timing e movimento

É o tempo que um objeto leva para fazer um movimento.

Exemplo:

Storyboard

Série de esboços em sequência das principais tomadas ou cenas.

Exemplo:

A - C
D - P
Q - T
bottom of page